Dicas

Dicas da Zelfa

Veja as Recomendações que a Zelfa Preparou Especialmente para você:

Quando Ir? / Como chegar? / Atividades / Clima / O que Levar? / Enjoo / Recomendações a Bordo

Quando Ir?

A pergunta mais comum é quando se pode viajar pra Antártida? A temporada começa em Outubro e vai até março. A grande maioria são as saídas de barco do Ushuaia, Argentina. Em Outubro são poucas saídas basicamente à Geórgia do Sul. Em Novembro é que começa a temporada das saídas a Península da Antártida por 11 dias. De Dezembro ao meio de Fevereiro existem poucas saídas que fazem a combinação avião + barco, ou seja cruza a Passagem do Drake, os 1000 Km para chegar na Antártida de avião por 2 horas e embarca a bordo do barco por 5 dias na Antártida.

Outubro - Dezembro

No começo da temporada é a época mais branca, de mais gelo na Antártida. Onde os pinguins estão voltando do mar e indo para suas ilhas fazer seus ninhos. É uma época de muita atividade onde eles colocam os ovos. Final de Novembro os filhotinhos de pinguins nascem. Depois em Dezembro estão sendo criados por ambos os pais. Época de muito gelo onde atividades extras como, Eskiar e Escalar montanha podem ser feitas. Para quem quer ver gelo, essa é a melhor época. A Antártida está Branca.

Fale Conosco

Dezembro - Fevereiro

Do final de Dezembro ao final de Janeiro é quando tem mais luz na Antártida. As pinguineras estão cheias de atividades. As focas estão gozando do sol nos icebergs. Tem baleias jubarte. Muita luz para fotografar.

Fale Conosco

Fevereiro - Março

Nessa época os filhotes de pinguins já estão crescidos, a neve está mais cor de rosa pela alga e calor. É uma época muito boa para ver baleias. Março já entramos no final da temporada. Os dias são mais curtos e escuros. Tem mais focas peleteras. Bom para ver as paisagens das montanhas.

Fale Conosco

Como Chegar

Os cruzeiros saem do Ushuaia, Argentina. Alguns barcos incluem noite de hotel antes do embarque. Outros cada um está por sua conta para chegar ao Ushuaia 1 dia antes do embarque. Os voos são de Buenos Aires ao Ushuaia com Aerolineas argentinas ou LaTam.

O programa de avião é sempre de Punta Arenas, Chile e neste pacote está incluído noite de hotel antes e depois da Antártida. Para chegar a Punta Arenas, o voo é de Santiago, Chile.

Fale Conosco

Atividades

Acampar

Acampar na Antártida, passar 1 noite em barraca na Antártida. Depois da janta o grupo de aventureiros vai armar a barraca e dormir no saco de dormir na Antártida. É para um grupo limitado, reserva com antecedência.

Fale Conosco

Escalada

Escalar montanha e ou esquiar na Antártida. - Este programa pode ser o dia todo, começando bem cedo escalando montanhas e ou esquiando em lugares ainda não tocados pelo ser humano. Este opcional é só feito em alguns barcos unicamente nas saídas de Novembro começo de Dezembro.

Fale Conosco

Kayaking na Antártida

Uma aventura inédita, poder ver as montanhas do nível da água, os pinguins e focas nadando do lado do kayak. Grupo limitado. Incluído todo o equipamento de Kayak com 2 guias. Este se tenta oferecer em cada desembarque o clima permitindo.

Fale Conosco

CLIMA

A Antártida é o continente mais frio, mas também é o mais seco, com 0% de umidade. Não é tão frio como a gente pensa.

A Península da Antártida, a região mais visitada, também é a mais quente de todo o continente. A temperatura média é de 0ºC a 5ºC. No começo da temporada, em Novembro, encontramos mais gelo e pode ser mais frio.

No final da temporada em Fevereiro, pode chegar de 7ºC até 9ºC, e se não tiver vento, é bem quente para a Antártida.

Dentro dos barcos se veste bem à vontade. A maioria dos passageiros anda de calças de jeans, calça de abrigo, camiseta, pulôver e tênis. Normalmente se faz uma janta de despedida com o capitão, e ai se pode trocar de camisa, mas não é obrigatório o uso de terno e gravata.

Dentro dos barcos a temperatura média é de 21º - 24ºC.
Fale Conosco

O QUE LEVAR?

Sugiro não trazer muita roupa e usar tipo sacolas de viagem, não mala dura para melhor acomodar nas cabines. O mais importante é ter uma boa jaqueta para os barcos, que não inclui, e em todos os barcos cada um tem que levar sua calça impermeável.

BOTAS: Todos os barcos incluem as galochas de chuva. Consultar sobre outros barcos para ver se necessita levar botas.

JAQUETA: Em muitos barcos a jaqueta polar está incluída. Quando não está incluída, é alguma jaqueta tipo de esquiar tem que trazer algo impermeável e forte contra o vento.

LUVAS: Luvas de lã ou qualquer material sintético. As luvas gordas de esquiar não são práticas, pois precisamos das mãos livres para entrar e sair dos ‘zodiacs’ e usar a máquina fotográfica.

CHAPÉU/BONÉ: Algum tipo de boné de lã, uma manta, é muito importante para cobrir as orelhas e o pescoço do frio.
CALÇAS: Algum tipo de calça de esquiar, impermeável. ‘Gore-Tex’ é o ideal, mas é mais caro. Também pode-se usar alguma calça de algodão por baixo e por cima alguma que seja resistente à água. Algum material de outdoors.

MEIAS: Nas galochas recomenda-se 2 pares de meia. Sempre é bom ter um par de meias de lã. As meias também ficam molhadas de suor, então é bom ter alguma extra.

Outros Itens necessários:
Mochila leve e impermeável, Óculos de sol, Traje de banho (Mergulho Polar na Ilha Decepção), Binóculos, Baterias extras para câmeras fotográficas, Loção para as mãos, corpo e protetor de lábios
Fale Conosco

ENJOO

Em geral na janta, no embarque, no Ushuaia é bom tomar algum remédio para enjoo, para deixar o sistema preparado. Alguns barcos oferecem extras, mas sempre é bom cada um trazer o seu.

Em todos os cruzeiros tem um médico a bordo, se o enjoo ficar muito ruim, o médico(a) tem uma injeção para dar que soluciona tudo.

O bom é comer pouco na primeira janta, e não tomar álcool.

Fale Conosco

Recomendações a Bordo

Anúncios e informações

Todos os anúncios a bordo são em Inglês. Serviço de alto-falante nas cabines e nas áreas públicas anunciando a vista de algum animal silvestre, do itinerário, das palestras, dos desembarques e posição climática. Durante os anúncios, se pede que os passageiros escutem, mesmo não sendo sua língua original.

Serviço de Cabine

Todas as cabines são limpas diariamente pelas camareiras (os). Toalhas serão trocadas quando você quiser. Roupas de cama são trocadas a cada três dias. Não existe serviço de comida e bebida nas cabines.

Programa diário

Um itinerário é publicado todas as noites e estará disponível no hall de cada deck. Alguns barcos tem visor de computador que vai mostrando o próximo dia, como horário das palestras, refeições, e desembarques.

Lavanderia

Existe um sistema de lavanderia a bordo, parecido como hotel. Roupas são levadas pela manhã e entregues em 48h. Preço varia entre camisas de homem, calças, etc.

Horários das refeições

  • Entre 7h – 8h Café da manhã é servido estilo Buffet.
  • Almoço ao redor das 12h;
  • Chá da tarde com bolo, bolachinhas, entre 16h – 17h.
  • Jantar ao redor das 20h;
  • Tudo isso confirmado no programa diário. Durante todo o dia tem café ou chá à vontade;
  • Não existem acentos marcados nos restaurantes, assim sendo uma boa maneira de confraternizar com os outros passageiros. O serviço de bordo é bem pessoal tanto pela tripulação russa como pelo staff europeu;

Segurança no Mar

Durante sua estadia a bordo, o barco será sua casa temporária e móvel. Estas são algumas dicas que também serão recomendadas a bordo:
  • Nunca fume na cama;
  • Não jogue nada fora no mar;
  • Não fume em áreas onde não é permitido;
  • Ligue a luz antes de começar a mover-se na cabine;
  • Caminhar com cautela em todo o tempo - no deck, que pode estar congelado; segure nos trilhos de mão e use sapatos que não escorreguem;
  • Movimentos a bordo podem ser repentinos – ande devagar e se segurando no que puder;
  • Evite áreas abertas durante o mar violento, especialmente nos decks de fora e na ponte (neste caso estas áreas deverão estar ‘fechadas’);
  • Não ande pelo barco desnecessariamente quando estiver com muito movimento;
  • Segure todos seus pertences na cabine – especialmente no banheiro;
  • Deixe as portas fechadas;
  • Use o trinco da porta, não segure na porta em si;
  • Lembre-se ‘Uma mão é sua e a outra do barco’;

Guia para as descidas à terra e observação da vida silvestre

Nós todos visitamos a Antártida para ver a vida silvestre, para isso temos que minimizar qualquer tipo de impacto ao ambiente. Deveremos seguir este guia com atenção:

Escutar e obedecer às instruções dos naturalistas:

  • Respeitar o horário do último zodiac – voltar ao local de embarque antes da última hora.
  • Deixe seu Salva-vidas na praia e escute o que o staff tem a dizer;
  • Não ande por sua conta fora do alcance de algum staff;
  • Se escutares a buzina do barco, deves voltar imediatamente ao lugar de desembarque
  • Não caminhe por sua conta em glaciais, pode haver uma cratera;
  • Não fume em terra;
  • Não deixe nenhuma sujeira, como lenço de papel, caixinha de filme, nem leve nenhum osso ou pedrinha como souvenir, não urine em terra;

Esteja atento ao ambiente ao seu redor

  • Caminhe devagar e olhe sempre ao redor;
  • Pássaros voando por cima e gritando significa que você está muito perto de um ninho. Você deverá voltar pelo mesmo caminho que veio.
  • Não faça movimentos rápidos e brutos;
  • Fique abaixado se possível - você vai aparentar menos agressivo para os animais e também vai ser mais fácil de tirar fotos;
  • Não tente que um animal faça pose para sua foto;
  • Ter paciência sempre dá um bom resultado;

Consumo do bar

O bar é internacional com uma variedade de vinhos, cerveja, champanhe, etc. Abre antes do almoço, antes da janta e fica aberto depois da janta enquanto houver clientes. Durante almoço e janta há serviço de bar que atende no restaurante, para acompanhar as refeições.
Nota: não é recomendado trazer sua própria bebida alcoólica a bordo, mas se assim for, pede-se aos passageiros o façam discretamente em suas cabines.

Comunicação a bordo

Todos os barcos estão equipados com serviço de comunicação (Rádio Room) por satélite para telefone, E-mail e fax, comprando um pin para o uso do e-mail e telefone. Passageiros podem receber e fazer chamadas telefônicas.

Como agir no embarque e desembarque?

Todos os barcos estarão no porto no dia do embarque. No caso de Ushuaia, horários prováveis são:

  • Bagagens serão levadas do hotel às 10h para a sua cabine. Às 15h30min estará um ônibus no hotel para fazer o transfer passageiro/barco;
  • Embarque no barco começa às 16h. Se você está indo por sua conta ao barco, favor ter em mãos, o voucher do barco e passaporte;
  • Às 18h o barco zarpa;
  • Ao regresso, no dia do desembarque, todos passageiros estarão fora do barco às 8h depois do café da manhã. Malas serão separadas bem cedo de manhã, quem embarca no primeiro vôo e quem fica mais tempo no Ushuaia. Quem embarca no primeiro vôo, terá um transfer direto do porto ao aeroporto. Demais passageiros, o transfer os levará até a um local onde serão guardadas as malas ate as 17 hrs. Ai cada um esta por sua conta de buscar sua mala e ir pro aeroporto.
  • Outros portos de embarque e desembarque o sistema será previamente anunciado;

Sistema de Pagamento

No embarque será aberta uma conta por cabine ou por passageiro individualmente, caso você esteja compartilhando uma cabine com outra pessoa. Todo o consumo do bar, Telecomunicações, Lavanderia, será debitado na sua conta pelo ‘Gerente do hotel’ a bordo.
No último dia se pagará todo o gasto junto. Preços são em US$, pagamentos poderão ser feitos em cartão de crédito: VISA/ MASTERCARD/AMEX ou em US$ dinheiro. Nos barcos menores, a conta da loja (souvenires) será adicionada na conta do bar.

Fumadores

Fumar somente é permitido nas áreas públicas (deck) designadas. Não é permitido fumar no restaurante ou no bar. Pode-se fumar na cabine, mas se você está compartilhando uma cabine e a outra pessoa não fuma, então você não poderá fumar na cabine.

Guia para andar nos Zodiacs

Durante a viagem, visitaremos lugares remotos e inacessíveis que somente a bordo de um zodiac se pode fazer. O ‘zodiac’ é um barco inflável de borracha super forte que pode andar pelo gelo e descer em costas com pedras.

Antes de desembarcar pela primeira vez, o staff explicará tudo a bordo de como embarcar e desembarcar. Todos usaram coletes salva-vidas a todo o tempo. Muito importante ter sempre as mãos livres para poder ser ajudado pelo marinheiro a embarcar no zodiac. Em todas as descidas estará um staff explicando o que se vai ver, o tipo de vida silvestre encontrado e por onde se vai poder caminhar e a que horas se estima o regresso para o barco.

Comportamento perto dos animais

  • Não toque nos animais;
  • Fique pelo menos a uma distância de 5 metros dos animais, especialmente pássaros em ninhos;
  • Se o comportamento de algum animal mudar, é porque você chegou muito perto. Mesmo que o animal não demonstre medo, ele pode sentir;
  • Se um pássaro abandona o ninho, seu filhote provavelmente morrerá;
  • Cuidado com as focas Peleteras, elas são agressivas, caminham rápido e podem ser perigosas;
  • Sempre de prioridade aos animais. Lembre-se do ‘Pingüim Highway’ os pinguins têm prioridade no seu caminho. Eles são os habitantes, nós os intrusos visitantes;
  • Evite estar entre um animal e a beira da praia;

Vegetação

Evite caminhar em qualquer tipo de musgo ou grama. Qualquer tipo de vegetação é muito delicada e demora muito para voltar a crescer.

Sempre lave sua bota de borracha antes de embarcar no barco.

Veja Todos Depoimentos 

De Quem Já Foi Para Antártida

 

Veja Aqui

Veja Todos os Barcos das Expedições

 

Veja Aqui

Não Fique com Dúvidas

A Zelfa com 20 anos de Experiência em Expedições Polares

Vai Fazer a sua  Viagem ser Inesquecível!

Veja mais Depoimentos

Dr Bins e familia, SC

GRANDE ZELFA, 

ABSOLUTAMENTE MARAVILHOSO. MUITO OBRIGADO POR TUDO, FOI UMA FARRA O TIME DOS BRASILEIROS. 

Eugenio C. Portugal

Ola Zelfa, bom dia

Sim correu tudo muito bem e dentro das minhas expetativas, obrigado pela atenção que me dispensou desde o primeiro contacto e vai lá quase um ano…

Kleber Jr. MG

Zelfa,

A viagem foi acima das expectativas. Senti a real dimensão não só em extensão como também em singularidade do mundo antártico.

Fale com a Zelfa

Para falar conosco envie um e-mail para antartida@antartida.com.br aos cuidados de Zelfa, ou preencha o formulário para que possamos responder sua mensagem.

ATENÇÃO: Nosso prazo de resposta é de 24h, caso você não receba neste período, favor acessar sua pasta de spam, ou se preferir entre em contato através de nossos telefones:

Telefone Brasil : + 55.51. 3334.5479

Telefone Argentina : + 54.11. 4806.6326

 

Facebook