Uma viagem pela península Antártida

Uma viagem pela península Antártida

A Península Antártica, é a parte mais acessível do Continente Branco. A Antártida é 99% coberta de gelo. É o lugar mais ventoso, mais deserto e mais frio na terra.

70% da água doce do mundo está lá e também é o único continente onde o ser humano não habitou previamente. É um continente cercado por oceanos, que cobrem uma área de 14 milhões de km² no verão, e no inverno chega a duplicar de tamanho. O Polo Sul está na Antártida. 

Nossa expedição começa em Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina no famoso Canal de Beagle, onde embarcamos no quebra gelo russo da Quark Expeditions, e ao final da tarde começamos a navegar. 

Ao cruzar a Passagem Do Drake, vários tipos de pássaros marinhos seguiam o navio. A Passagem foi batizada com o nome do famoso navegante inglês do século XVI, Sir Francis Drake. 

Depois de 1000 Km, chegamos às Ilhas Shetland do Sul, enquanto professores e naturalistas internacionais davam aulas preparando nos para a grande aventura. 

Aprendemos sobre os diferentes tipos de pingüins que vivem na Antártida. 

Durante o verão (de Novembro ao final de Fevereiro), é a única estação em que se pode visitar a Antártida. Os pingüins estão com suas crias pequenas e os pais se revezam para ir ao mar em busca de comida. Cada tipo de pingüim tem sua forma de se expressar, e alguns gritam bem forte. 

Também observamos vários tipos de focas e Elefantes Marinhos que passam descansando nas praias ou nos icebergs. Saímos do quebra gelo e andamos em um " Zodíaco ", por entre os icebergs e a visitar as ilhas, onde caminhamos bem perto da vida selvagem, sempre nos lembrando de que não se pode tocar nos animais e devemos respeitar a natureza. 

Navegando pelo o Estreito de Gerlache, vimos baleias corcunda bem perto do barco, sendo um espetáculo maravilhoso. Foi esplêndido ver estes animais gigantescos nadando ao nosso lado. 

Visitamos a base científica da Argentina, Almirante Brown, que acolhe cientistas dedicados à investigação científica durante os meses de verão. Esta base está localizada na Baía Paraíso, um dos lugares mais maravilhosos na Península Antártida. É um verdadeiro cartão postal! 

Paramos na base inglesa A, que há alguns anos atrás se transformou em um museu. É interessante saber que este é o único lugar no continente Antártico onde se pode comprar selos postais e enviar os cartões de lá. A Base A está localizada em Porto Lockroy, onde caminhamos por uma colônia de pingüins e também vimos restos de ossos de baleias que estavam lá, como testemunho de um passado terrível. Porto Lockroy é uma baía cercada de montanhas e geleiras. Depois de desfrutar o dia, nossos cozinheiros austríacos prepararam um fantástico assado no "deck" do navio. Claro que tudo isso, em uma marca de natureza incomparável. Como na Antártida no verão não escurece, as cores do céu refletidas no gelo nos oferecem uma vista impressionante. 

 

A passagem pelo Canal Neumayer e mais ao sul pelo Canal Lemaire, melhor conhecido como o canto “Kodak de Antártida ", são sem dúvida uma vista inesquecível. Os canais estreitos com montanhas altas, geleiras, icebergs flutuando são uma das coisas mais lindas que existem. Podem cruzar entre esses gigantes de gelo e sentir a magia da Antártica é uma experiência maravilhosa. 

Tomamos banho na Caleta Péndulo da Ilha Decepção, um vulcão que entrou em erupção nos anos setenta. 

Retornando à Ushuaia, estávamos felizes de termos participado de uma expedição fascinante e comovedora. Conhecer o Continente Branco, a última reserva ecológica que está tão perto de nós, é um sonho que pode tornar-se realidade. 

Conheça os Barcos das expedições

 

Veja Aqui